Projetos

Ações

O SIMMMEI desenvolve diversas ações com o objetivo de fortalecer o setor industrial de Itajubá, beneficiando, em especial, as indústrias afiliadas, com destaque para:

Cursos, seminários e palestras:

O Sindicato das Indústrias de Itajubá realiza atividades destinadas ao desenvolvimento humano e profissional de dirigentes e funcionários das indústrias afiliadas através de cursos, seminários e palestras.

O SIMMMEI beneficia às empresas afiliadas custeando de 30% a 50% das despesas dos cursos (por pessoa), principalmente naqueles realizados em parceria com o Sebrae e Senai.  

Alguns cursos e seminários promovidos pelo SIMMMEI e parceiros:

  • Curso “Análise e Planejamento Financeiro” (Sebrae);
  • Seminário “Financiamentos através do BNDES e do BDMG” (FIEMG Regional Sul);
  • Palestra “Comércio Exterior – Saiba como expandir seus negócios em tempos de globalização” (Integral Qualificação Profissional);
  • Curso “Técnicas para Negociações – Como conduzir negociações eficazes” (Sebrae ACIEI);
  • Curso Intensivo de Teatro (Projeto Educart);
  • “Curso Básico de Formação de Preços” (Sebrae).

Em agosto de 2004, a FIEMG e o SIMMMEI promoveram debate entre os candidatos à Prefeitura de Itajubá com o objetivo de proporcionar mais um meio de esclarecimento e divulgação das idéias e propostas dos candidatos, possibilitando que empresários e representantes das principais entidades e organizações realizassem questionamentos sobre os setores político e social dos planos de governo apresentados, com foco para o setor empresarial.

A FIEMG promoveu debates entre candidatos à prefeitura de diversas localidades mineiras. No Sul de Minas os eventos foram coordenados pela FIEMG Regional Sul.

 

Mérito Industrial:

O “Mérito Industrial” é a maior distinção que a FIEMG concede aos empresários que se destacam pela importância e pioneirismo na atividade industrial.
Anualmente, o SIMMMEI indicado o nome de um dirigente de indústria de Itajubá para análise junto a Comissão do Mérito Industrial e aprovação pela Diretoria Executiva da FIEMG.

A entrega da homenagem ocorre durante solenidade comemorativa ao “Dia da Indústria de Minas”, em Belo Horizonte – MG. 

 

Dia da Indústria:

O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Itajubá (SIMMMEI) comemora, anualmente, o ‘Dia da Indústria’, momento de celebração à importante contribuição das indústrias para o desenvolvimento econômico e social do país, em especial às realizações das indústrias de Itajubá para o desenvolvimento do município, região e Estado. Também propicia a confraternização entre representantes das indústrias afiliadas.

Atualmente o Sindicato das Indústrias representa 55 afiliadas, envolvendo empresas de grande, médio e pequeno porte.

Durante o evento, o Sindicato das Indústrias confere a comenda “Destaque Industrial”, homenagem criada pelo SIMMMEI em 2004 com o intuito de reconhecer os esforços dos dirigentes industriais de Itajubá.

 

Grupo de Recursos Humanos de Itajubá: GRHI

O Grupo de Recursos Humanos de Itajubá foi criado pelo SIMMMEI em novembro de 2003. Trata-se de um grupo informal, sem fins lucrativos, que congrega profissional pertencente à área de Recursos Humanos como um todo, tratando assuntos administrativos e de desenvolvimento dos recursos humanos das empresas afiliadas ao Sindicato das Indústrias de Itajubá.

Tem como objetivos:
I - Possibilitar o intercâmbio de experiências e informação entre os profissionais de Recursos Humanos que atuam junto às empresas nas atividades do departamento de RH como um todo.

II - Subsidiar as empresas-membro no gerenciamento das atividades através de trabalhos/pesquisas de interesses da área.

III - Estimular a melhoria da performance dos profissionais de RH no âmbito interno das empresas-membro.

Para que uma empresa ingresse no GRH-ITAJUBÁ é necessário:
I - Possuir em sua estrutura organizacional áreas de recursos humanos regularmente constituídas.

II - Possuir em seu quadro, profissionais que atuam na área de RH.

III - Disponibilizar seus profissionais para realização de trabalhos do Grupo.

IV - Ser aprovada pela maioria dos membros da Comissão.

V - Ser associada ao SIMMMEI.

O GRHI traz aos profissionais de recursos humanos atividades como palestras e seminários, entre outras.
Algumas das palestras promovidas pelo GRHI:

  • “Tá Lento ou Talento?”, apresentada pelo Consultor Marcos Mascarenhas.
  • "PODER DA VISÃO", apresentada pela Psicóloga Maria Eduarda Mendes Batalha.
  • “Portadores de Necessidades Especiais – PNE”, apresentada pelo Diretor do Senai Itu (SP), Helvécio Siqueira de Oliveira. Eventoem parceria com a Mahle Componentes de Motores do Brasil Ltda. e Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Itajubá (ACIEI), com apoio do SIMMMEI.

 

Grupo Estratégico de Meio Ambiente: GEMA

O Grupo Estratégico de Meio Ambiente foi criado pelo SIMMMEI em abril de 2010. Trata-se de um grupo informal, sem fins lucrativos, que congrega profissional pertencente à área de meio ambiente.

O GEMA tem como objetivo:
I - Realizar reuniões periódicas visando o intercâmbio técnico e colaboração mútua na execução de suas atividades de trabalho.

II - Promover a troca de experiências e estudos-de-caso na área de gestão ambiental, tratamento de efluentes, reciclagem, reuso, minimização de resíduos, redução do consumo de energia, matérias-primas e água, educação ambiental e preservação/recomposição de áreas verdes, recursos hídricos entre outros

III - Buscar expressar o pensamento deste segmento profissional junto a órgãos colegiados consultivos e deliberativos como Conselhos Municipais de Meio Ambiente, Comitês de Bacia Hidrográfica e outros.

IV - Discutir a legislação e normatização ambiental vigente, visando o seu efetivo entendimento/cumprimento, propondo modificações para seu aperfeiçoamento, quando cabível. Estudar as novas legislações e normas que afetam à indústria, ainda na fase de projeto, para colaborar na sua elaboração, através de moções aos parlamentares e órgãos normatizadores.

V - Colaborar com órgãos públicos na prevenção da poluição e preparação para o atendimento a emergências ambientais.

VI - Servir de fórum para divulgação e fomento de novas tecnologias para a produção mais limpa.

VII - Colaborar com a administração pública, comunidade e sociedade civil para o desenvolvimento sustentável e preservação da Natureza.

VIII - Organizar seminários e eventos públicos sobre questões ambientais relevantes para o universo da indústria.

IX - Fomentar a criação e intercâmbio em entidades congêneres.

A participação no Grupo Estratégico de Meio Ambiente é aberta aos representantes de todas as empresas associadas ao SIMMMEI.

 

GRUPO Metal Mecânico

Micro e pequenos empresários deram um importante passo, em encontro dia 31 de janeiro de 2013, para a criação do Grupo Metal Mecânico do Sindicato das Indústrias de Itajubá (SIMMMEI). O objetivo é juntar forças para qualificar os serviços prestados e ampliar a participação no mercado.

Parcerias

Com o intuito de fortalecer o município, o SIMMMEI participa de atividades promovidas por organizações representativas da comunidade.
Conheça algumas atividades que contam com a participação do Sindicato das Indústrias de Itajubá e instituições beneficentes que recebem seu apoio.

PARCERIAS
FRICI:
Entre os projetos e ações da Associação Comercial, industrial e Empresarial de Itajubá (ACIEI) que recebem o apoio e parceria do SIMMMEI está a FRICI – Feira Regional Industrial Comercial e de Turismo de Itajubá.

Anualmente o SIMMMEI e o SESI Itajubá participam do evento de maneira institucional, expondo aos visitantes da FRICI os produtos e serviços que oferecem para as indústrias, industriários e à comunidade. O SIMMMEI, participando da Feira, também objetiva apresentar as empresas afiliadas, utilizando o evento como um potencial mecanismo de divulgação e de novas oportunidades de negócios.
 
Incubadoras:
O Sindicato das Indústrias colabora mensalmente com a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá -Tecnópolis (INCIT) e com o Centro Gerador de Empresas de Itajubá -Tecnópolis (CEGEIT), entendendo que através do apoio às tecnologias e empreendimentos nascentes estará colaborando para o  desenvolvimento sócio-econômico do município.

 

Apoio

O Sindicato das Indústrias realiza doação mensal para as entidades:

  • APAE Itajubá
  • AAAP
  • Projeto adote um Aluno do CAAI (Cursinho Assistencial de Itajubá)

 

SIMMMEI

Sindicato das
Indústrias Metalúrgicas,
Mecânicas e de Material Elétrico de Itajubá

Sede - Avenida dos Ferroviários, 725
Bairro Morro Chic - CEP: 37.505-034
(35) 3623-5766

Escritório - Rua Major Belo Lisboa, 22 - 7º andar
Centro - CEP: 37.500-016
(35) 3622-3547