Empresas Associadas

ALSTOM GRID ENERGIA LTDA.

Presente no Brasil há mais de 58 anos e com mais de 5.000 funcionários que atuam em 13 unidades, a Alstom oferece uma ampla gama de produtos e serviços para as áreas de geração e transmissão de energia e transporte ferroviário. No setor Grid, de transmissão de energia, são mais de 1,300 pessoas que trabalham para fornecer equipamentos de energia integrada, soluções e serviços que garantam uma transmissão de energia ideal para todos.

A Unidade Itajubá é uma das três Unidades do setor Grid e conta com cerca de 500 funcionários. É centro de excelência mundial para fabricação de transformadores para instrumentos e reatores núcleo de ar. Nela, também são fabricados disjuntores e chaves seccionadoras para extra-alta e alta tensão, bobinas de bloqueio e capacitores.

Resumo Histórico da Unidade Itajubá

1978: início da produção de transformadores para instrumentos até 245kV.
2000: em dezembro, as atividades da fábrica de Reatores e Bobinas de Bloqueio são transferidas para Itajubá (aquisição da ER Equipamentos Elétricos Ltda. de Betim).
2001: em junho, o site é ampliado e a Unidade de Disjuntores e Chaves Seccionadoras da Alstom Brasil Ltda - antes localizada em Interlagos, São Paulo – é transferida para Itajubá.
2011: em novembro, devido à transferência de tecnologia da Nokian Capacitors - adquirida pela Alstom em 2008 - a Unidade começa a fornecer capacitores de potência e bancos de capacitores.
2013: a Unidade completa 36 anos.

Projetos recentes da Unidade Itajubá

Belo Monte: contrato para um pacote com uma subestação isolada a gás (GIS), incluindo 24 bays e seis transformadores de potência trifásicos 550kV – 679MVA. O escopo do fornecimento inclui equipamentos, sistemas de monitoramento e serviços de instalação.
Santo Antônio: contrato para fornecimento de serviços elétricos auxiliares para a usina Santo Antonio, com fornecimento de 24 GCB's (generators circuit breakers) e nove transformadores de 330MVA - 500kV.
Bom Despacho III e São Gotardo 2: contrato com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) para reforço da transmissão nas subestações. 
Linhão Madeira: fornecimento de reatores para filtros de harmônicos, em um total de 72 peças.

Projeto de Responsabilidade Social na Unidade Itajubá

  • Fundação Projeto Pescar

Fundada em 1976, a Fundação Projeto Pescar busca a parceria da iniciativa privada, do poder público e da rede local de atendimento ao adolescente para oferecer cursos gratuitos de desenvolvimento pessoal e iniciação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade social. 

A Rede Pescar conta com mais de 145 unidades Projeto Pescar no Brasil, além de 21 unidades na Argentina e 1 no Paraguai, totalizando 19.511 jovens formados até 2011. Em seis anos, o projeto Pescar já formou 84 jovens em situação de vulnerabilidade social no curso de Iniciação Profissional em Serviços Administrativos. Com índice de inclusão no mercado de trabalho próximo de 90%, hoje, alguns dos jovens trabalham na própria Unidade Itajubá.

Website: www.alstom.com.br



SIMMMEI - Sindicato das indústrias de Itajubá

ESCRITÓRIO - Rua Major Belo Lisboa, 22
7º andar - Centro
Itajubá - CEP: 37.500-016
(35) 3622-3547