Diretoria se reúne com gestores do SENAI

08/06/2018

Gestores da regional Sul e da unidade Itajubá do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) se reuniram, em 7 de junho, com a diretoria do Sindicato das Indústrias de Itajubá (SIMMMEI) para apresentar o resultado de pesquisa realizada, no final do ano passado, junto às empresas do município. 

“Nosso objetivo foi levantar a demanda para que pudéssemos direcionar nossos cursos para uma formação mais objetiva, que atendam às reais necessidades das empresas”, explicou Giordanni Rodolfo, gerente regional do SESI/SENAI. Também participaram do encontro Samuel Braga, consultor da Gerência de Educação Profissional do Senai Belo Horizonte; Juliana Aparecida Batista, gerente da unidade Itajubá; e Fabiano Pivoto, supervisor técnico da unidade Itajubá. 

Para o presidente do SIMMMEI, Henrique Sérgio de Paula, é fundamental estreitar os laços entre as indústrias e o SENAI. “É necessário que a formação dos nossos jovens esteja atenta às mudanças tecnológicas, que mudam o cenário industrial a cada dia”, ressaltou. 

No total, a equipe do SENAI visitou 11 empresas. São elas: Sisvoo – Sistemas Eletrônicos; Emdep Brasil; EG Ferramentaria; Alfresa; Cabelauto; RCS Usinagem; Prime Interway; GNS; Balteau; GE; e Fania. 

Durante os encontros, as empresas fizeram ponderações sobre o perfil dos alunos que chegam à indústria. Os principais tópicos levantados no diagnóstico são: alunos com déficit em leitura, interpretação de desenho e metrologia; falta de conhecimento do processo de controle de qualidade dentro da empresa; postura no ambiente de trabalho; carga horária dos cursos reduzida comparada com a metodologia anteriormente adotada; e curso formatado conforme demanda da indústria local. 

Giordanni Rodolfo disse que, desde as primeiras conversas com gestores e empresas, já foram adotadas uma série de medidas para equacionar os problemas levantados, entre elas: aumento da carga horária das disciplinas de Metrologia, Leitura e Intepretação de Desenho Técnico; utilização da máquina tridimensional na disciplina de Metrologia; intensificação de visitas dos alunos e instrutores aos ambientes fabris; cursos de Aprendizagem padronizados, com carga horária ampliada; oferecimento de curso de Qualificação e Aperfeiçoamento de acordo com as necessidades das empresas; implantação do Lean Educacional – filosofia focada na eliminação dos desperdícios; e instalação do Centro Integrado de Manufatura (CIM).

 

 

Fonte: Agência Contexto


Voltar

SIMMMEI - Sindicato das indústrias de Itajubá

ESCRITÓRIO - Rua Major Belo Lisboa, 22
7º andar - Centro
Itajubá - CEP: 37.500-016
(35) 3622-3547