Procompi finaliza workshop sobre liderança

30/11/2018

Empresários, gestores e membros do Grupo Metal Mecânico do Sindicato das Indústrias de Itajubá (SIMMMEI) participaram, em 27 de novembro, da etapa final do workshop “Legitimação da Governança Cooperativa”, do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (PROCOMPI). O treinamento foi ministrado pelo consultor José da Paz Cury. 

“Encerro minha participação no programa, com reflexões do ‘fazer com o outro’, o cooperar, tão necessário em nossos dias. Estou muito feliz e satisfeito porque, quando iniciei esse treinamento, a maior preocupação dos participantes era com o mercado, com vender mais”, explicou Cury. A primeira parte do workshop aconteceu, em 26 de setembro,  também na sala de reuniões do Senai Itajubá. 

Agora, de acordo com o consultor, “o grupo entendeu que todo o processo anterior é o mais importante, em especial, esse apoio mútuo entre as empresas”. “O mercado é o ponto final, mas antes é preciso trabalhar toda a cadeia produtiva, como melhorar a gestão, a produtividade e o entendimento das necessidades do mercado”, disse. “Percebo que o grupo está refletindo de uma outra maneira, o que é muito bom”, completou. 

A afirmação do consultor é ratificada pelo empresário Carlos Rogério Vasconcelos, um dos coordenadores do Grupo Metal Mecânico. “Percebemos que as pessoas estão interagindo mais. No início, pensamos e desenhamos esse programa para o Metal Mecânico. Já nas primeiras atividades, notamos que o programa atraiu empresas que, necessariamente, não fazem parte do grupo, mas que, de alguma forma, estão relacionados como nosso dia a dia”, disse. 

Um dos maiores aprendizados, prosseguiu Carlos Vasconcelos, é que “temos que aproveitar as expertises de cada empresa e de cada segmento para ampliar essa integração”. “Esse unir das forças já faz muita diferença para o Metal Mecânico e para as empresas participantes. As atividades foram muito válidas e proveitosas”, destacou. 

Também participaram do evento, Sandra Márcia Cortez Ribeiro, gerente do SIMMMEI, e Maria Sírcia de Sousa, diretora do Departamento de Indústria e Comércio da Secretaria Municipal de Ciências, Tecnologia, Indústria e Comércio de Itajubá. 

Procompi

O Procompi é uma realização da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Sebrae Nacional em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG). No município, o programa conta com parceria do SIMMMEI e da Prefeitura. Paralelo aos workshops sobre liderança e governança, os empresários e gestores do Metal Mecânico também participam de uma capacitação sobre Lean Manufacturing

“Devemos concluir essa capacitação sobre Lean em fevereiro do próximo ano, com cinco empresas. Paralelo, estamos iniciando um trabalho sobre inovação com outras quatro empresas”, disse Pedro Casasanta Peixoto, analista de projetos e responsável pela realização do Procompi em Itajubá. Ele disse que o projeto só se encerra em julho de 2019.

Fonte: Agencia Contexto


Voltar

SIMMMEI - Sindicato das indústrias de Itajubá

ESCRITÓRIO - Rua Major Belo Lisboa, 22
7º andar - Centro
Itajubá - CEP: 37.500-016
(35) 3622-3547