PROCOMPI é tema de reunião na Prefeitura

17/12/2018

O presidente do Sindicato das Indústrias de Itajubá (SIMMMEI), Henrique Sérgio de Paula, e representantes da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e do Sebrae se reuniram com o prefeito de Itajubá, Rodrigo Imar Martinez Riêra, para apresentar os resultados e avanços obtidos em 2018 com o Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (PROCOMPI). 

O programa beneficiou as empresas  do setor metal mecânico e eletroeletrônico do município, em ações sobre  Governança Corporativa e Lean Manufacturing. “O programa foi fundamental para o fortalecimento do grupo empresarial em ações de mercado e processos produtivos realizados”, destacou o presidente Henrique Sérgio de Paula. 

Participaram do encontro, em 13 de dezembro, Cristiano Lamego, superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL); Thadeu Neves, coordenador da Gerência de Projetos para a Indústria; e Pedro Casasanta Peixoto, analista de projetos do IEL. Também estiveram presentes a gerente do SIMMMEI, Sandra Márcia Cortez Ribeiro; a analista técnica do Sebrae da Microrregião de Itajubá, Andresa Cristina da Silva; o secretário Municipal de Ciências, Tecnologia, Indústria e Comércio José Fernando Grassi Bissacot; e a diretora do Departamento de Desenvolvimento Industrial e Comercial da secretaria, Maria Sírcia de Sousa. 

“A parceria com a Prefeitura Municipal de Itajubá, estabelecida em 2017, foi fundamental para viabilizar a implantação das ações do PROCOMPI no município”, disse Pedro Casasanta, que fez uma apresentação ao prefeito sobre o programa e as ações desenvolvidas ao longo do ano. 

Rodrigo Riêra disse que foi “uma grata surpresa” os resultados obtidos. “Vivenciamos um momento muito interessante em Itajubá, com ações e projetos para potencializar a vocação de nosso município, que está ligada diretamente à inovação”, destacou. 

Planejamento 2019

A Inovação, de acordo com Pedro Casasanta, é um dos temas a ser trabalhado com as empresas em 2019. Isso ficou acertado em reuniões com as indústrias participantes do programa, realizadas em 11 de dezembro. Os outros três temas da agenda do próximo ano são Mercado, Gestão e  Assuntos Legais. Participaram desse encontro, o SIMMMEI, a FIEMG e o SEBRAE, para ouvir as propostas e argumentos dos empresários para que as entidades de apoio possam ter insumo para priorizar e planejar sua atuação conjunta em 2019. 

Uma das ações será a finalização do projeto Lean Manufacturing e acompanhamento das visitas finais da consultoria de manufatura enxuta em empresas do setor. Os resultados foram expressivos, como é o caso da GIMA Máquinas, empresa de máquinas e equipamentos do ramo alimentício que conseguiu resultados exponenciais na linha de produção trabalhada durante o projeto. 

PROCOMPI

O programa é uma parceria entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI), Sistema FIEMG e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) para elevar a competitividade das empresas industriais de menor porte, por meio do estímulo à cooperação entre as empresas, à organização do setor e ao desenvolvimento empresarial e territorial. 

Por meio de projetos submetidos por federações estaduais de indústrias e unidades do Sebrae, grupos de empresas de pequeno porte do mesmo setor recebem capacitação e consultoria para alavancar a produtividade e eficiência nos negócios. 

Atualmente, o Procompi mantém 71 projetos em execução em 23  estados. Até o momento, foram investidos R$ 15,6 milhões em ações envolvendo mais de 1,5 mil empresas, dos setores de alimentos e bebidas, madeira e móveis, construção civil, cerâmica, têxtil e confecções, metal mecânico, tecnologia da informação, gráfico e químico. Cada projeto tem duração de 18 meses. Ao todo, até 2019, mais de R$ 23 milhões serão investidos na ampliação da competitividade de pequenas indústrias.

 

 

 

 

 

Fonte: Agencia Contexto


Voltar

SIMMMEI - Sindicato das indústrias de Itajubá

ESCRITÓRIO - Rua Major Belo Lisboa, 22
7º andar - Centro
Itajubá - CEP: 37.500-016
(35) 3622-3547