Grupo de RH ministra palestra na Facesm

18/04/2019

A coordenadora do Grupo de Recursos Humanos de Itajubá (GRHI), Roseleila Vieira, ministrou uma palestra aos participantes do programa #PARTIUCARREIRAS, desenvolvido pelo Departamento de Integração Acadêmica e Profissional (Diprof) da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas (FACESM), em 13 de abril, com o tema “Como se preparar para a entrevista presencial”. 

O programa #PARTIUCARREIRAS consiste em um curso extracurricular, com aulas presenciais e na modalidade EaD, em que os participantes inscritos trabalharão aspectos comportamentais, conhecimentos sobre ambiente de trabalho, posicionamento profissional, carreira, comunicação, imagem pessoal, entrevistas, elaboração de currículo, entre outros. 

O GRHI é um grupo temático do Sindicato das Indústrias de Itajubá, que reúne os profissionais de recursos humanos das empresas associadas, e visa o compartilhamento de melhores práticas e ações conjuntas em prol das partes envolvidas (empresas, colaboradores e comunidade). 

“Muitos candidatos, por nervosismo ou falta de preparo, não conseguem êxito em uma entrevista presencial de estágio ou emprego, ou seja, não conseguem demonstrar seu potencial profissional”, disse Roseleila Vieira, que é gerente de Recursos Humanos da Cabelauto. “O objetivo da palestra foi ajudar os candidatos nesse preparo para que consigam se apresentar bem em uma entrevista”, completou. 

Durante a palestra, ela passou várias dicas de como se preparar para a entrevista presencial, técnicas para manter o equilíbrio emocional e como se portar antes, durante e depois da entrevista. “Não há uma receita de bolo, mas é fundamental apresentar-se como de fato é”, disse. 

“Não existe candidato perfeito, aquele que enganará o processo seletivo. O que existe são perfis profissionais em cada vaga. O candidato só precisa apresentar-se inteiramente para conseguir a vaga mais adequada ao seu perfil e poder desenvolver-se”, concluiu. 

#PARTIUCARREIRAS

O programa integra as ações do Departamento de Integração Acadêmico e Profissional, responsável por um conjunto de ações que envolve a preparação comportamental e a divulgação das vagas disponíveis para os alunos e ex-alunos. 

Nesta perspectiva, o departamento de estágio traz as seguintes contribuições regionais: atendimento das demandas dos setores de bens e serviços no que diz respeito à oferta de mão de obra qualificada; inserção dos discentes no mercado de trabalho; geração de renda e possibilidades de desenvolvimento profissional aos discentes; melhoria da competitividade das empresas locais por meio da disponibilização da mão de obra qualificada; e promoção de uma interface entre o aprendizado acadêmico técnico e o conhecimento prático empresarial da microrregião de Itajubá, entre outros. 

“É importante a parceria do SIMMMEI no nosso programa porque, por meio dele, nossos alunos têm a oportunidade de ampliar sua rede de contatos, conhecer algumas dicas de como se comportar em uma entrevista de emprego e tirar algumas dúvidas sobre o processo de seleção”, disse a assessora pedagógica do Diprof, Rafaela Dallapé. “Essa parceria vem para soma cada vez mais pela experiência e vivência dos gestores no mercado de trabalho”, completou.

 

 

Fonte: Agência Contexto


Voltar

SIMMMEI - Sindicato das indústrias de Itajubá

ESCRITÓRIO - Rua Major Belo Lisboa, 22
7º andar - Centro
Itajubá - CEP: 37.500-016
(35) 3622-3547